3 de junho de 2008

Histórico do Desafio Jovem no Brasil

Há 35 anos atrás, um pouco mais, em outubro de 1972, chegava a Brasília o autor do livro “A CRUZ E O PUNHAL”, já traduzido para o português, o já lendário pastor norte-americano DAVID WILKERSON. Ele se notabilizara por ter sido preso no Fórum de Nova York, quando tentava defender sete jovens que haviam matado um adolescente numa cadeira de rodas, estando todos eles sob o domínio das drogas. A fato percorreu o mundo e o seu livro tornou-se best-seller, traduzido em várias línguas.
Esse pastor, jovem, magricela, simples, mas com um olhar firme e penetrante, que impressionava multidões com suas experiências junto a esses usuários de drogas, utilizando tão somente a Palavra de Deus e tendo a Bíblia como arma de libertação, despertou os brasileiros. Em especial os líderes e os jovens, para uma cruzada de esperança para que o mesmo fenômeno ocorresse em nosso país. Em pouco tempo começaram a se levantar obras em todas as regiões do Brasil. Já havia um trabalho em Goiânia- “Movimento Jovens Livres” e outros surgiram, a maioria com a denominação Desafio Jovem, como a de Brasília, e outras como o Esquadrão da Vida, de Bauru, e o Movimento S-8, em Niterói. Seus dirigentes foram considerados os pioneiros desta obra extraordinária que cresceria em nosso país: Paulina e Paulo Brasil, Galdino Moreira Filho, Edmundo Munis Chaves, e através deles dezenas de outras entidades foram criadas.

A história do Desafio Jovem do Brasil teve duas etapas. A primeira, de 1977 a 1982, quando foi fundada e teve como seu primeiro Presidente o saudoso Pr Bernardo Johnson, responsável pela vinda de David Wilkerson ao Brasil, e grande amigo das obras de recuperação. A esse homem incansável, muito deve o Desafio Jovem do Brasil. Não podendo continuar na presidência da obra nacional, assumiu o cargo o Diretor Executivo, então Professor Galdino Moreira Filho, que presidiu até 1982. Ao se retirar da presidência, foi substituído pelo Pr Nilton Tuller e logo depois pelo Pr. Carlos Alberto Leandro. Por razões diversas, a obra nacional foi se desativando e durante muitos anos ficou acéfala.

O movimento nacional só se rearticulou em 1995, mas não como Desafio Jovem do Brasil, e sim com o nome de FETEB-Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil, mais uma vez sob a presidência do Pastor Galdino Moreira Filho e de outros líderes da nova geração, com um programa animado e eficiente que despertaria centenas de entidades na luta constante contra as drogas. Foram presidentes nessa altura os irmãos Edmundo Muniz Chaves, Pr Carlos Roberto Pereira da Silva, e atualmente o Irmão Vânio de Oliveira.

Restauração do Desafio Jovem do Brasil se deu em meados de 2003, o Pastor Galdino Moreira Filho, já afastado das lideranças nacionais, foi instado a restaurar o Desafio Jovem do Brasil, um dos objetivos do então Presidente do Global Teen Challenge, Rev. Don Wilkerson, e que tinha grande interesse no Brasil. Depois de muitos contatos, conversas e diálogos, foi realizada uma reunião em Guarulhos, reunindo poucos dirigentes de obras do Desafio Jovem, algumas ainda remanescentes daquela época de ouro da obra nacional. Foi considerado um fato histórico, restaurando-se o Desafio Jovem do Brasil, no ano de 2003 sendo eleito Presidente mais uma vez o Pr. Galdino Moreira Filho, presidente e fundador do Desafio Jovem de Brasília, tendo como Vice-presidente o Pr Valter Rogato, Presidente do Desafio Jovem de Santo André. Antes de completar um ano o Pr Galdino teve de afastar-se por ter tido um estresse, então a presidência foi assumida pelo Pr. Valter Rogato. Nesta nova fase tivemos a oportunidade de receber no Brasil alguns lideres do Teen Challenge, inclusive o Pr. Don Wilkerson, sendo ministradas aulas e orientação para as entidades, programa que ainda está em andamento. Na última Assembléia, realizada em 2005, foi eleito Presidente Pr. Carlos Roberto Pereira da Silva, tendo como Vice o Irmão Jorge Lemos, Presidente do Desafio Jovem de Três Coroas. A despeito de ter tido alguns problemas de saúde, quando o Irmão Jorge Lemos assumiu interinamente a função de Presidente. Em Abril de 2007 o Pr. Carlos Roberto foi reeleito presidente do Desafio Jovem do Brasil e vem se dedicando ao trabalho com entusiasmo, contando agora com a participação e apoio do Pr Wagner Zanelatto na função de Diretor do currículo Nacional, visando reagrupar todas as instituições com o nome Desafio Jovem. É a nova fase de realizações da obra nacional.

Pastor Galdino Moreira Filho - Presidente de Honra do Desafio Jovem do Brasil

Fonte: http://www.desafiojovemdobrasil.com.br/index.html

6 comentários:

  1. Meu nome é João Kennedy Sales de Araujo e sou de Natal Rio Grande do Norte, sou um ex dependente quimico em restauração há seis anos tendo passado pelo processo de restauração no Desafio Jovem de Natal onde lá pude conhcer uma forma de mudar de vida tendo um encontro real com um grande DEUS onde apos este encontro iniciei uma caminhada aos sonhos que brotavam no coração de DEUS e tambem no meu coração , hoje depois de seis anos sou Pastor da comunidade e busco conhecimento e entrosamento com as demais comunidadeas que acham no "desafio jovem" uma fonte de perspectiva de crescimento espiritual e de um novo carater.

    tenho passado por algumas etapas desta busca e queria contar com vcs para que estes relatos que agora li não pare por aqui mas que nós venhamos a fazer crescer esta obra e que ela não se estagne sem que aja crecimento em todas as direções, pois a driga vem se expandindo e o reino do mal tambem , fica a pergunta e por que nós que fazeos os desafios jovens não podemos crescer!!! e fezer com que o reino de DEUS assim cresça tambem!!!
    meus prestimos a materia e fica meu estima a todos quanto fazem " desafio jovem".


    shalommmmmmm!!!
    http://pastorkennedy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:22 AM

    Paz em Cristo. Sou testemunha da obra de Deus,nos Desafios Jovens.Obra de Deus pois alguns fundadores destas instituições,se aposaram destas de tal maneira,que esqueceram ser de Deus. Afastando coloboradores,voluntários,e mesmo o auxilio da Igreja.Mas meu coração se alegra,em saber que o Espirito Santo,esta trazendo o Vento da renovação. Não estou em murmuração,mas em jubilo pelo renovo.Deus envie sobre todos suas benções.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:38 AM

    É uma pena que muitas "instituições" utilizam de forma leviana o nome desta organização, deveriam de ter controlo maior em vosso país!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:32 AM

    e tudo furada!pelo menos ode brasilia. passei por la.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3:56 PM

    É um grande prazer poder falar da obra de recuperação de toxicômanos como algo que marcou minha vida. Tive 2 irmãos de sangue que se viciaram, mas hoje estão bem, graças a Deus. Posso dizer que o Desafio Jovem é um movimento que nasceu do coração de Deus, e trouxe muitos frutos para salvação, ou no minimo para a melhora de vida de dependentes químicos. É verdade que muitas casas de recuperação passaram por muitas dificuldades, e o seu maior desafio não foram os alunos de recuperação, mas sim, a financeira. Muito poucos recursos para quem se esforçou heroicamente para poder desenvolver suas atividades próprias. Isto, às vezes, deixou a impressão de que algumas entidades fossem como que "arapucas" de receptação de dinheiro. Isto não é verdade. Trabalhei como obreiro em três destas, e a luta pelo sustento era feroz. O que entrava em um dia já estava comprometido desde dias atrás. Vi muitos jovens saírem dos programas como vitoriosos, e alguns, por outro lado, ainda não encontrando uma vida saudável. Alguns ficaram descontentes, mas nunca revelaram uma obediência fiel ao programa que lhes era proposto. Parabenizo aos senhores diretores destas benditas Casas de Recuperação, e que Deus lhes dê forças para continuarem nesta luta...

    ResponderExcluir
  6. Olá!me chamo Rosângela, sou ex dependente quimica a 35 anos ,sou do Rio de Janeiro e e passei pelo cuidados e orientações do pastor carlos alberto (DJ.brasilia)cheguei destruida ,usuaria de dragas e andarilha em 1980,fui acolhida com amor ,instruida pela palavra tenho conhecimento do amor De Deus e quanto ele nos ama .e td que ficou gravado em meu coracao e vida e me fez ser tranformada foi o trabalho ,desenvolvido por cada um dos envolvidos nesse desafio jovem
    Continuem, hj depois de 35, anos vejo inumeros frutos desse trabalho .
    Oro a jesus que ele levante coracao que queimem com essa mesma paixao de desafiar qualquer circustancia por uma vida,assim como Jesus fez .
    Ardam em amor por vidas

    Muito obrigada( Dj ),Rosangela.

    ResponderExcluir