17 de agosto de 2007

ALEGRAI-VOS


Você já prestou atenção no que a Bíblia diz sobre ALEGRIA?? “. . .A alegria do Senhor é a vossa força”. (Nem.8:10)
“Aclamem o Senhor todos os moradores da terra! Prestem culto ao Senhor com alegria, entrem na sua Presença com cânticos de alegria.” (Sl. 100: 01 e 02)NVI
É comprovado cientificamente que o bom humor e a alegria fazem bem a saúde. Alguém já disse que uma boa e sincera gargalhada pode ter a mesma importância de uma sessão de ginástica. Isso porque uma risada sincera passa pelas nossas emoções, e libera substâncias no nosso organismo que reduzem a tensão relaxam os músculos e aumentam a imunidade. Rir, de fato, oxigena o sangue e faz pensar melhor.
A Palavra de Deus nos diz:“O coração ALEGRE é remédio eficiente, mas o espírito triste [abatido] Faz secar ate os ossos.” ( Pr. 17:22)
Sem sombra de dúvidas ter um bom humor e um coração alegre, faz bem ao bem humorado e a quem vive perto dele. É terrível viver perto de uma pessoa que esta sempre a murmurar, a praguejar e a amaldiçoar a própria vida e a dos outros. O pior é que isso torna-se habito, um péssimo habito. O reclamador nunca vê as coisas de maneira positiva ou pelo menos mais amenas. Sua vida é pesada, seu dia, por mais claro que o sol esteja, será sempre sombrio. Ele não consegue desfrutar as coisas porque em tudo vê falhas e defeitos.
Ter bom humor, não quer dizer levar a vida de maneira leviana rindo à-toa ou contando anedotas a toda hora isso pode ser um “disfarce” usado por pessoas que tem problemas de auto-estima. Ter bom humor é conseguir ver nas situações ruins o seu lado engraçado, ou até mesmo tirar proveito, lições positivas nos pequenos contratempos do dia-a-dia.

Temos muitos motivos durante o nosso dia para perder a alegria e ficar de mau humor. Entretanto, podemos afirmar que quase todos os pequenos contratempos que enfrentamos têm seu lado divertido, o problema é fixar-se no aspecto que não é divertido a ponto de perder totalmente o que é divertido. Há pessoas que precisam adquirir o habito de simplesmente sorrir. Esforçar-se por sorrir, ainda que por vezes isso seja difícil.
A vida que Deus planejou para nós nada tem haver com esse aspecto sombrio do negativismo. Ele disse: “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar danos, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. ( Jer. 29:11 – NVI -) “ O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir, Eu [ Jesus o Cristo] vim para que tenham vida e vida em abundância”. ( João 10:10)“Alegrai-vos Sempre no Senhor, outra vez digo: ALEGRAI-VOS!!!” ( Fil. 4:4)
Nesse ultimo verso o Espírito Santo esta nos dando uma ordem através do apostolo Paulo. Ele manda: Alegre-se no Senhor.Não é uma sugestão, mas uma ordem que eu e você devemos obedecer como todos os outros mandamentos da Palavra de Deus. É bom lembrar que Deus nunca ordena que se faça algo que não conseguimos. Toda ordem de Deus pode ser executada por nós.as ninguém consegue alegrar-se a contragosto, alguém poderia argumentar. Quando me sinto mal, meu trabalho é difícil e ocupa todo o meu tempo, estou com problemas de relacionamento na família, falta de dinheiro. . . em tais condições como posso alegrar-me?
Como já dissemos antes, durante um dia acontecem inúmeras coisas que podem roubar a nossa alegria. O segredo é que a Bíblia não esta falando para você alegrar-se em você mesmo, mas no Senhor. Ela diz: ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR!!! Essa é a grande diferença do bom humor de um cristão. Deus não mandou que nos alegremos nas circunstancias ao nosso redor, ou na nossa prosperidade ou qualquer outra coisa. Ele diz para nos alegrarmos NELE.
Existe uma alegria, uma paz interior, um equilíbrio emocional que nasce da comunhão com Deus em oração. “Fizeste dele uma grande benção para sempre e lhe deste A ALEGRIA DA TUA PRESENÇA”. (Sl.21:06) “Tu, Senhor, me farás ver os caminhos da vida, na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra delicias perpetuamente.” ( Sl.16:11)
Esse tremendo princípio da Palavra de Deus tem sido esquecido por nós. A alegria que nasce da comunhão com Deus e que nos capacita a enfrentar de maneira positiva até mesmo os piores momentos da nossa vida.
Uma maneira de começar a mudar, é pedir em oração ao Espírito Santo que chame a sua atenção todas as vezes que você ficar muito negativo. É começar a orar e pedir ao Senhor que nos inunde com a alegria da sua presença. Efesios 5:18 diz: “ Não se embriaguem com vinho. Mas deixem-se encher pelo Espírito Santo”.Realmente essa é a verdadeira alegria que chega a embriagar.Lembre-se: o segredo da verdadeira alegria, ou melhor, o “combustível” do bom humor do cristão é a presença de Jesus Cristo em seu coração. E essa presença só se obtém com um coração sincero em oração.

Ora se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos Quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que pedirem.” ( Lucas 11:13) ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR. OUTRA VEZ DIGO: ALEGRAI-VOS!
(Bispa Rúbia de Sousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário