25 de março de 2008

Guaraná Jesus


O Guaraná Jesus é uma bebida cor-de-rosa com sabor adocicado, lembrando cravo e canela


Jesus é uma bebida típica do Maranhão e domina quase um quarto do mercado.

Fora do Maranhão é visto como uma curiosidade acompanhada de um estranho gosto de cravo e canela. O Guaraná Jesus teve um início simples como criação de um farmacêutico de São Luís na década de 1920, quando o farmacêutico tentou sintetizar o remédio que estava em voga no momento com uma máquina de gaseificação importada e acidentalmente criou “Jesus”. A bebida acabou virando um dos símbolos culturais do Maranhão. Por causa da popularidade na região, a Coca-Cola comprou os direitos de distribuição da bebida, pagando uma fortuna, impedindo sua saída do estado do Maranhão, único lugar onde é produzido.


No rótulo do Guaraná Jesus, os elementos gráficos cor-de-rosa representam a própria cor do produto. As embalagens seguem o padrão entre refrigerantes (garrafas PET, de vidro e lata). Apesar do Guaraná Jesus não apresentar elementos necessariamente regionais, ele é identificado como um símbolo cultural do Maranhão por sua popularidade.


O que faz essa bebida ser um símbolo de brasilidade? A brasilidade não precisa ser a representação de uma idéia generalizada de Brasil. O que é brasileiro para um pernambucano talvez não o seja para um carioca. Há uma tendência em considerar a cultura do Rio de Janeiro ou da Bahia como representativa do resto do país. Se tivermos uma visão mais ampla do Brasil, mais condizente com a nossa diversidade, podemos considerar o Guaraná Jesus e muitos outros símbolos regionais brasileiros como representativos do nosso país.


Os ingredientes são naturais. São extratos de guaraná, que contém cafeína, teofilina e eobromina, coletados em uma viagem que o farmacêutico fez para a Amazônia. Ironicamente, Jesus Gomes, criador da bebida era ateu e após agredir fisicamente um padre foi excomungado pela Igreja Católica.


Fonte: ELNET - A internet do povo de Deus

6 de março de 2008

Deus, o técnico de som.


Hoje, manhã de sábado de 2007....22 de Dezembro para ser mais específica...
Estou organizando alguns dos meus CD’s pra levar pra casa da minha amiga Paula Leal, para que cuide deles pra mim...
Mas o que na verdade eu quero falar, é que parei pra ouvir um CD em especial e me recordei de algo.
O CD chama Sonhos da Fernanda Brum....
Quando eu ainda não conhecia o Senhor Jesus, no início de 1999 eu morava com a Adriana seu esposo e seus 3 filhos.
Certa noite, por volta de uma da madruga, enquanto ela e o esposo estavam para uma festa e seus filhos dormiam, peguei um radinho, coloquei-o no meio da sala e ali, sentada no chão, comecei a procurar algo....não sabia exatamente o que procurava – mania de quem gosta de radio – e de repente deparei-me com uma voz que me chamou a atenção....Era uma voz grave, mas doce, uma voz diferente, mas que parecia me chamar... A melodia entrava em meu coração e parecia que eu estava enfeitiçada. Fiquei ouvindo aquela linda canção até o final. O bom foi que depois eu nem me lembrava de nenhuma das palavras ditas na canção, mas elas falavam alto em meu coração. Era como se ela soubesse exatamente do que eu precisava, do que minha alma anelava. A partir daquele dia, quando tinha oportunidade, eu sempre procurava sintonizar naquela radio para ouvir aquela cantora...As vezes tinha sucesso, as vezes não...

Tempos se passaram e no dia 31 de Dezembro de 1999, nos últimos minutos do ano eu estava me rendendo aos pés do Senhor Jesus, com lágrimas nos olhos e em plena rua, na presença da minha mãe, do seu pastor e obreiros...Logo uma força estranha veio sobre meus ombros tentando me fazer cair com uma falta de ar, mas com a oração da minha mãe que entedia o que se estava passando naquele dia, todo aquele mal estar foi-se embora.

Numa manhã de domingo, depois da Escola Bíblica, perguntei às minhas irmãs Roberta e Renata, que faziam parte do coral da igreja, sobre a cantora de voz grave e bonita, ao que me disseram: Fernanda Brum. Lembrando da madrugada em que a ouvi, exclamei: Acho que é isso mesmo!

Logo a pastora e minhas irmãs me emprestaram uma fita k7 dela, chamada Sonhos. Lembro-me que peguei em minhas mãos aquela fita e era como se tivesse um grande valor pra mim.

A primeira musica que aprendi foi Clama a mim. Na verdade aprendi somente o refrão que diz: “Clama a mim em qualquer lugar, se pedires com fé o céu se abrirá.”
Dias depois eu estava na casa da Adriana ouvindo incessantemente aquela fita, e apaixonei-me por todas as canções só que sem aprender de fato nenhuma letra.
Um dia pela manhã, eu acordei pra fazer meus deveres na casa e coloquei a fita, que para minha surpresa ela ficou presa ao aparelho de som, e quando tentei puxar, houve um barulho como se algo tivesse quebrado. Consegui tirá-la, mas ao tentar fechar o tape do som, percebi que a trava de fechamento estava quebrada e por isso não segurava mais. Fiquei desesperada com aquilo, pois apesar de saber que a Adriana era boa comigo, não gostaria de dar a ela esse desprazer.

Sem saber o que fazer eu liguei no trabalho da minha mãe pra que ela me orientasse. Foi ai que depois da minha explicação ela me disse:

- Filha, espera ela chegar então e explica o que aconteceu...

-Não mãe. Eu não quero que ela veja que eu quebrei o aparelho novo dela.

- Você crê em Deus?

- Sim mãe, mas é que o som ta quebrado e...

- Então, espera filha!

- Tá, mãe...

Não conformada, desliguei o telefone, pensativa....
Foi ai que sentei-me no braço do sofá que ficava em frente ao aparelho de som. Olhando pra ele lembrei-me das vezes que ouvi os irmãos falando sobre o Deus de Abraão de Isac e de Jacó, o Deus que faz milagres, que cura, que isso e aquilo. E a forma como falavam com ele: a oração.
Então fechei meus olhos e orei, totalmente sem jeito pra coisa, mas lá estava eu. Disse com a mão estendida ao aparelho: Deus, o Senhor sabe que eu não estava fazendo nada de errado, que eu estava apenas querendo ouvir uma musica dessa cantora e agora o aparelho de som estava quebrado. Por favor me ajuda.
Abri meus olhos na esperança de que algo acontecesse, mas quando mexi nele, ainda estava quebrado....

De repente a Geane, de dois anos, filha da Adriana, levantou da cama e passou por mim...Ao Vê-la, foi como se alguém dissesse: Olha aí... Põe a culpa nela. Ninguém vai saber que foi você mesmo.
Balancei a cabeça num gesto negativo e pensei no absurdo, na tamanha covardia...simplesmente não teria coragem pra isso.O que tivesse de ser seria. Tenho que encarar, pensei. Engraçado é que depois disso eu não a vi mais...parece que alguém queria que simplesmente eu a visse pra de repente aceitar a idéia proposta. A solução fácil de alguém que é covarde...

Sentindo-me incompreendida por minha mãe, lembrei de uma amiga que morava no mesmo bairro onde eu estava. Liguei pra ela e perguntei se ela sabia de alguém que consertasse aparelho de som e expliquei tudo a ela, ao que me disse não conhecer nenhum técnico por ali e que a única opção que eu tinha era esperar a Adriana e falar o que tinha acontecido e posteriormente consertar o som.
Ai! Aquilo pra mim foi o fim!

Sai do quarto, de onde originei as chamadas e fui pra sala. Passei pelo aparelho, olhei pra ele.. e, voltei.Parei em sua frente como se lhe perguntasse: E agora? O que eu faço com você? Foi ai que num gesto automático e inocente do meu drama, levei a mão a ele para fechá-lo e....para meu espanto o tape.... fechou!! Fiquei tão surpresa que ‘não acreditando’ abri mais uma vez e fechei de novo e ainda pela terceira vez fiz a mesma coisa. Naquele momento, em meu pensamento veio o coro da musica, como se o próprio Deus falasse: Clama a mim em qualquer lugar, se pedires com fé o céu se abrirá.

Maravilhada e sentindo a presença de Deus ali naquele lugar, corri pro quarto, me coloquei de joelhos em gratidão pelo milagre. Sim, pra mim era um milagre, talvez pra muitos, tão insignificante, mas pra mim de um impacto tremendo. Era a primeira vez que eu presenciava aquilo.

Eu chorava e dizia: Senhor obrigada por consertar o som pra mim. Obrigada! O Senhor é Deus, mesmo!!
Não sabia nem o que dizer mais, eu apenas chorava lagrimas de gratidão. Permaneci ali por um bom tempo...Pois eu podia senti-lo. Podia desfrutar da Sua doce presença. Era algo fantástico. Era algo sublime. Como eu queria permanecer ali pra sempre, de joelhos em sua presença....

Mais tarde levantei-me e foi como se eu estivesse passado aquele tempo diante do trono de Deus...E em minha mente o único pensamento que permanecia era: Nossa!! Deus é igual os crentes falam mesmo!!! Ele faz milagres, cura, abençoa e até conserta aparelho de som!!! Meu Deus!!! Esse Deus é bom mesmo!!!

Logo peguei o telefone e liguei pra minha mãe e disse:

- Mãe, nem preciso mais chamar um técnico porque Deus já consertou!

- Eu sabia filha – disse ela com voz de quem conhece o Deus que tem.

Desliguei o telefone sabendo no meu intimo que minha mãe tinha orado a Deus por mim depois que desliguei na primeira vez em que nos falamos... Senti que os dois tinham conversado a meu respeito e que Deus falara a ela o que faria.

Também liguei toda eufórica para a minha amiga e disse:

- Cláudia, não preciso mais chamar o Técnico.


- Por quê?


- O aparelho já está consertado!


- Ué, quem consertou pra você? Achou um técnico?!


- Deus! Foi Deus quem consertou pra mim! Deus é bom né?! E acredita que eu liguei pra minha mãe pra avisar a ela e ela me disse que já sabia?! – e dei um belo sorriso...

Aquele foi o dia da minha primeira experiência com Deus. E a partir daí o SENHOR me deu um mundo novo de momentos com ele. Fez-me perceber que uma vida com Ele, era uma vida de entrega, de devoção e mais que isso, era uma vida de amizade e intimidade com Ele, o único e poderoso Deus.

Até hoje tenho um carinho e amor muito grande pela ministra de louvor Fernanda Brum. Já tive oportunidade de vê-la cantando de pertinho, com toda a sua elegância e unção. Tenho um amor muito grande por ela porque foi usada por Deus pra me abençoar e em tantas outras vezes o SENHOR usou sua linda voz para isso.
Hoje aprendi a cantar, pela graça de Deus...não como minhas irmãs que são uma benção e deixa a gente de boca aberta...(risos...)
Eu canto sua música na igreja sempre que tenho oportunidade, porém o melhor lugar que gosto de cantar, aliás, de entoar louvores a Deus com canções, é dentro do meu quarto, quando fecho a porta para um momento só nosso.... Onde canto, danço e me derramando na presença Daquele que é o motivo da minha canção e sei que Seus olhos de amor me contemplam e se agradam do meu ato. É o meu lugar secreto de adoração! Porém não sinto Deus somente assim, sei que ele me vê a cada segundo, caminha ao meu lado pra onde eu for, e tudo que eu faço é pra agradá-lo e honrá-lo da melhor maneira possível.
Quando estou no trabalho eu canto a Ele, também dentro do ônibus, cozinhando, limpando...Enfim, aprendi que louvá-lo é uma decisão e também uma necessidade pra mim. Já faz parte de mim.
Por vezes vejo o quão sou falha, mas é nessas horas em que Ele me mostra o quão amoroso e misericordioso é pra mim.
Por isso e muito mais sou movida a um louvor:

O meu amor por Ti, Senhor
É maior do que a terra, céu e mar
O meu cantar tenta expressar
Toda força e verdade desse amor


Chris de Cristo