12 de fevereiro de 2008

Doenças provocadas pelo cigarro e imagens fortes

AS DOENÇAS PROVOCADAS PELO FUMO



"Fumar, há muito deixou de ser um ato de glamour e é, hoje, o comportamento que mais produziu mortes na história da humanidade. Em um século, o cigarro matou mais do que as epidemias dos últimos 2 mil anos", Ronaldo Laranjeira, PhD em Psiquiatria pela Universidade de Londres, psiquiatra da Escola Paulista de Medicina

Marcelo, O Globo, 20/jun/2004

O nosso esforço em conscientizá-los quanto aos riscos de consumir tabaco deve ser diretamente proporcional ao estrago que o fumo provoca na espécie humana.
Sempre que lemos as informações sobre o tabagismo, observamos que, sejam as mortes ou sejam as doenças, elas são denominadas 'evitáveis'. Isto significa que um número imenso de situações médicas gravíssimas poderia não estar ocorrendo, se as pessoas, em algum momento de suas adolescências, não tivessem optado por experimentar tabaco e, posteriormente, se os alertas quanto aos riscos de fumar não fossem continuadamente ignorados.
As equipes de saúde, por mais que tentem amenizar os sofrimentos humanos, muitas vezes se vêem impotentes para livrarem-nos de grandes perdas.

fotos gentilmente cedidas pelo cirurgião vascular Jackson Caiafa, diretor médico da Espécial, Clínica dos Pés, Rio de Janeir.


A tentativa de preservar a maior parte possível do membro de um paciente fumante que gangrenava em sua extremidade (fotos acima), revelou-se frustrante. Uma vida foi salva, sem, no entanto, impedir que a equipe do dr. Caiafa ficasse face à face com uma grande mutilação humana. E nós, com a indagação de quando iremos conseguir acordar as pessoas para os imensos riscos do tabagismo.

O tabaco deveria estar permanentemente num banco de réus. Diariamente, deveria ser acusado de haver cometido novos crimes. O tabaco mata 13.700 pessoas por dia no mundo. Dentre estes, leva 550 brasileiros. Não existe nenhuma arma de destruição em massa com este potencial letal, por mais insanos que possam ser vários dos líderes que nos governam.
Deveríamos estar nos protegendo de tal arma com todas as nossas forças, entretanto, à guisa de exemplo, vemos que, nos Estados Unidos, onde existe bastante informação circulando sobre este assunto, a cada dia, 3.000 adolescentes começam a fumar...
O fumo deixa rastros de destruição visíveis até nas maternidades. É culpado por diversos casos de más-formações fetais. Quando vejo no hospital em que trabalho, junto ao setor de consultas de pré-natal, as futuras mamães fumando, fico muito penalizado, tendo a certeza de que nenhuma delas tem a mais vaga idéia dos riscos que estão impondo aos seus fetos.
Fumo - Risco aumentado de má-formação fetal

Enquanto as décadas vão passando, é com uma lentidão impressionante que vamos tentando reverter este grave engano de nossa civilização, que foi transformar uma verdura, as folhas de uma planta das Américas, a Nicotiana tabacum, numa fonte de prazer inesgotável, de fácil acesso e custo baixo.
Gerações após gerações, milhões de adolescentes vão sendo tragados pelas indústrias de tabaco, consumindo bilhões de cigarros anualmente.
foto gentilmente cedida pelo dr. Jacob Kligerman, ex-diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (INCa)
Por onde a fumaça passa, a destruição vem junto, a começar pela boca, que é a primeira a receber o veneno aspirado. O câncer de língua é uma consequência natural da nossa loucura coletiva.

IMPORTANTE
  • Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.

Publicado por: Dra. Shirley de Campos

9 de fevereiro de 2008

O Que é King's Kids


Conheça mais sobre este ministério da JOCUM voltado a crianças e Adolescentes.

King’s Kids é um ministério internacional de JOCUM - Jovens Com Uma Missão - em parceria com famílias e igrejas locais.
Somos um movimento de cristãos de diferentes denominações, comprometidos em liderar crianças e adolescentes de todo o mundo a um conhecimento provado de Deus, e juntos, fazer Jesus conhecido por todos.
King’s Kids Internacional começou em Kailua-Kona (Havaí) em julho de 1976, sob a liderança de Dale e Carol Kauffman. Hoje, juntos com os obreiros espalhados por todo mundo, estão trabalhando para expandir oportunidades para as crianças, adolescentes e famílias se envolverem na grande comissão, obedecendo a Deus, servindo a outras pessoas, tornando-os assim alicerçados na confiança e amor do Senhor.
Isto está sendo feito através de uma variedade de treinamento, ministério de misericórdia e campanhas, que estão sendo desenvolvidos a nível local, nacional e internacional. As equipes em campanha comunicam e servem através de algumas estratégias como:

ESPORTES

O chute inicial de King’s Kids esportes no Brasil começou em 1994 e até agora tem sido uma ferramenta importante para o ministério.
O propósito é treinar a nova geração a ir aos não-alcançados e tornar Jesus conhecido através do Esporte.
Jogos de Futebol, vôlei e outras modalidades esportivas fazem parte das atividades realizadas dentro de um projeto de Esporte.

Princípios de trabalho em equipe, companheirismo, unidade e amor são enfatizados neste tipo de campanha.


M.A.O.S Mostrando Amor e Obras Servindo
Equipes de ajuda comunitária que atende utilizando construção, pintura, assistência médica e toda forma de habilidade vocacional, incluindo coisas como agricultura.
Expressões de serviço, incluindo o ministério de misericórdia (como providenciar alimentos e roupas) são marcas fortes neste tipo de campanha.

Dentro de M.A.O.S, além de a equipe ter a oportunidade de expressar o amor do Senhor aos outros através do servir, ela também é estimulada a crescer em unidade, companheirismo e serviço às pessoas.


ACAMPALAVRA Crescendo em amor pela Bíblia
No meio de um mundo onde tantas coisas relativas são colocadas como importantes, dar atenção a Palavra de Deus (Bíblia) parece antiquado.

O Acampalavra é a estratégia de King’s Kids que busca colocar a Palavra de Deus em evidência no coração dos participantes, desenvolvendo amor pela Bíblia e dando a ela o devido valor.
Dinâmicas, palestras, estudos, brincadeiras e eventos de leitura da Bíblia em praças e locais públicos são atividades desenvolvidas neste tipo de projeto.


ARTES Trazendo alegria ao coração de Deus
Uma das características mais fortes do trabalho de King’s Kids é o ministério com artes.
Através de dança, teatro, música e outras expressões artísticas esta estratégia tem o alvo de louvar e celebrar quem Deus é, o que ele tem feito e o que ele fará.
As equipes de celebração têm sido uma excelente porta para o evangelismo em massa além de proporcionar aos participantes a chance de usar seus talentos para o Senhor.
Humildade, aceitação e valor pessoal, pureza de coração, santidade e etc., são princípios enfatizados neste tipo de atividade.


EQUIPE NOTURNA Luz nas trevas
"Se abrires a tua alma ao faminto, e fartardes a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia." Is.58:10
A equipe reúne algumas das estratégias como celebração, intercessão e esportes radicais.
O evangelismo é focalizado em tribos urbanas e em geral, se reúne em locais onde as "tribos" estão, passando grande parte da noite em conversas amigáveis e descontraídas. A equipe noturna também tem o objetivo de adorar a Deus em lugares onde Ele nunca antes foi exaltado.


NIKO Obtendo a vitória

É a estratégia mais nova de King’s Kids Brasil. O niko está baseado em 4 temas principais: trabalho em equipe, renúncia de direitos, liderança e servir. O acampamento permite um aprendizado prático, proporcionando um crescimento em interdependência e liderança, além de ajudar o participante a ter um conhecimento maior de si mesmo, seus talentos, motivações e estilo de liderança. Através dos desafios físicos, mentais e emocionais realizados em um ambiente selvagem, o jovem tem a oportunidade de descobrir suas fraquezas e fortalezas e saber como lidar com elas.


INTERCESSÃO Buscando o coração de Deus
Intercessão faz parte do nosso chamado como ministério. Um projeto de intercessão tem como objetivo ouvir a voz de Deus e treinar novos líderes intercessores. Louvor, intercessão e batalha espiritual são elos que não se separam e atividades deste tipo são constantes dentro da campanha. Estamos vivendo dias cada vez mais próximos do cumprimento da palavra em Joel 2:28. Cremos que através desse derramar haverá um grande despertamento para intercessão. Envolver-se com intercessão enfatiza relacionamento com Deus, consagração, santidade e obediência.


Em nossos programas durante o ano, a igreja local providencia liderança estratégica para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de obreiros cristãos, famílias, adolescentes, pré-adolescentes e crianças. Os pais e a vida familiar são considerados o coração do processo de discipulado.

Famílias cristãs que têm sido preparadas corretamente são consideradas como o fator primário em treinar crianças e levá-las a conhecer o potencial que elas têm em Cristo (Dt 6:6; Pv 22:6). Então, o equipar da família seguido da cooperação da igreja local, é algo muito importante. King’s Kids Internacional tem o compromisso de providenciar programas, materiais de currículo e oportunidades em campanhas para ajudar os líderes cristãos e pais a criar uma geração que será efetiva em alcançar o mundo todo com o evangelho, preparando as nações para a volta de Jesus.

No Brasil, o trabalho de King’s Kids já tem 14 anos e atividades como estas relacionadas acima têm sido realizadas de ponta a ponta do país através das nossas equipes e muitas vezes até atravessando os limites da nossa nação. Além disso, King’s Kids Brasil conta com uma rede de 200 grupos em todo território nacional envolvendo 9 mil pessoas.


O QUE É UMA CAMPANHA DE KING’S KIDS BRASIL
É um projeto missionário realizado com a participação de voluntários (crianças, adolescentes, jovens e famílias) durante as férias escolares (janeiro/julho) com duração de 2 a 4 semanas. Escolhida a cidade, a estratégia e formada a equipe inicia-se o tempo de treinamento, que geralmente dura 1 semana, onde além de ensaios e treinos os participantes recebem lições sobre relacionamento com Deus e demais atividades que visam entrosamento e preparação para o período prático. Na fase prática a equipe aplica o treinamento: em apresentações em praças, supermercados, igrejas e demais locais (equipe artes), visita a hospitais, serviço comunitário e outras atividades de ajuda (MAOS), jogos e torneios (esportes) e etc.





Ana Paula honra Moisés, líder e fundador do KIng's Kids


Faleceu o querido líder e fundador do King’s Kids no Brasil, Moisés. Apesar de nossas orações para que o Senhor permitisse que ele ficasse entre nós, aprouve ao nosso Deus levá-lo para Si. Ele e o ministério que dirigia foram responsáveis por marcar minha vida e trazer um senso de destino, direção, chamado e propósito.


Por mais que eu tenha recebido uma herança maravilhosa de meus pais e família, foi aos 13 anos, com King’s Kids, que o rumo da minha história mudou. Antes daquela primeira “campanha” eu não tenho muitas lembranças de minhas próprias experiências com Cristo. A partir dali, tudo foi diferente.


Ainda me lembro do telefone tocando em minha casa e o convite chegando para que eu e meu irmão André, então com 11 anos, participássemos da primeira equipe brasileira de King’s Kids. A pessoa do outro lado explicou que as vagas já haviam sido preenchidas, mas que em oração o Senhor havia tocado seus corações para que nos convidassem. Estávamos vivendo os últimos dias do ano de 1989 e a viagem aconteceria durante as férias de Janeiro, em BH, Rio de Janeiro e São Paulo. Todas as despesas deveriam ser pagas pelos próprios participantes, seguindo um princípio da JOCUM (Jovens Com Uma Missão, existente em todo o mundo). Meus pais normalmente não teriam como pagar para nós irmos, mas Deus providenciou os recursos (meu pai sentiu de retirar o dinheiro aplicado no banco pouco antes do plano Collor congelar tudo, e por isso, ele teve a certeza de que aqueles recursos nos estavam disponíveis para um propósito maior). E realmente, aquele foi o melhor investimento que papai fez – mudou as nossas vidas.


Minha mãe, a princípio, ficou temerosa. Afinal, éramos muito dependentes e nunca havíamos viajado assim antes. Papai a tranqüilizou e ficou firme na decisão de nos enviar, e garantiu a ela que conhecia o trabalho dos missionários, que eram sérios, e que ela não precisava se preocupar. Mariana, ainda muito menor, ficou com meus pais (ela também participaria de King’s Kids alguns anos mais tarde), e nós dois, eu e o André, chegamos ao acampamento onde as duas semanas de treinamento aconteceriam.


Foi ali que conheci Moisés e sua esposa Márcia. Juntamente com eles, uma equipe de missionários apaixonados por Jesus e muito atenciosos conosco, se esforçavam para transmitir algo para as nossas vidas: a paixão pelo Senhor e pelas vidas perdidas. Lembro-me do primeiro culto. Moisés tinha uma voz suave e bonita, e nos ensinou:


“Jesus, a minha vida eu entrego a Ti; quero Te louvar, Te adorar. Eu sei que Tu me amas e queres me abençoar; meu Salvador, Jesus, pertenço a Ti. Eu Te amo, Te adoro; nada poderá me separar de Ti. Eu Te amo, Te adoro; meu Salvador, Jesus, pertenço a Ti”.


Por diversas vezes ao longo da vida canto esta canção ao Senhor. É tão singela, tão apaixonada por Jesus, tão simples, assim como o coração do Moisés. Só de olhar para ele já éramos impactados pelo seu testemunho. Seus olhar, seu sorriso, e também a paralisia em uma perna, que não o impediu de ser um vencedor. Poderia escrever um livro para registrar minhas lembranças… são muitas. A comunhão com pessoas de outras denominações e culturas. A visão do Corpo de Cristo se abriu para mim, pois até então só convivia com a realidade da minha igreja local. As disciplinas espirituais me foram apresentadas de forma intensa. Aprendi a ter um tempo a sós com Deus e tive minhas primeiras experiências de intercessão e de batalha espiritual. Eu me apaixonei pela seriedade como conduziam o treinamento (“Obediência imediata, absoluta e com alegria”). E o “coração limpo”, momento de sondar o coração e pedir perdão a Deus e ao próximo antes de cada ministração, que me acompanha até hoje. Aprendi a servir lavando banheiros, descascando batatas, adorando a Deus na hora da “manutenção”. Pela primeira vez vi a dança nas igrejas para adoração, e nas ruas para evangelização. Eu me senti tão realizada cantando, dançando e testemunhando sobre Jesus que descobri o que queria fazer pelo resto da minha vida. Subi pela primeira vez uma favela. Ministrei em Febens, presídios, escolas, shopping centers, teatros e calçadões. Vi de perto a pobreza e convivi com crianças de diferentes níveis sociais, como os órfãos que faziam parte da equipe. Recebi o amor pelas nações, e fiz também a minha primeira viagem missionária fora do Brasil em 1992, para Portugal e Espanha, para um Congresso Mundial com 1500 jovens de várias nações (minha visão do mundo se abriu! Tantas línguas, roupas, cores, sabores, necessidades, e um chamado específico para a Albânia!).


Como agradecer por tudo o que recebi? Além das impressões gravadas para sempre em meu espírito, estão as pessoas. Amigos que ocupam um lugar especial em meu coração e em minhas lembranças. Alguns de longe, outros por perto, mantendo contato, fazendo parte da minha vida – amigos que me conheceram menina, e que me amaram não porque eu era alguém importante… eu era uma igual entre tantos meninos e meninas, e essas amizades desinteressadas são preciosas para mim até hoje. Pessoas que viram, ouviram e liberaram palavras proféticas, sonhos e visões acerca do futuro que Deus tinha para mim. Pessoas inspiradas por este líder, Moisés, que sem dúvida alguma, nos últimos vinte anos, mobilizou milhares de crianças e jovens brasileiros no envolvimento missionário.


Suas obras o acompanham. Os frutos da sua vida se multiplicam nos milhares que já passaram por ele, dos quais muitos se tornaram missionários entre as nações, pastores, líderes em suas igrejas, crentes comprometidos com Jesus e Seu “Ide”, assim como eu. Sem dúvida, ao contemplar as vidas alcançadas através do Diante do Trono o Senhor diz a Moisés: “Esta colheita também é sua”.


Louvo a Deus pelas oportunidades que tive de agradecer. Uma vez, Moisés foi ao escritório do DT para um encontro comigo. Pude honrá-lo e dizer da minha gratidão, e de sua preciosa influência em minha vida e ministério. Há poucos meses atrás, eu, Gustavo e Isaque fomos passear em Pitangui, onde fica a base de King’s Kids no Brasil. Tivemos a alegria de fazer uma surpresa e passar uma tarde com ele, Márcia, suas lindas filhas, e outros inesquecíveis obreiros daquelas primeiras campanhas que participei. Hoje entendo que foi uma despedida, e uma oportunidade de demonstrar o meu carinho e gratidão.


Espero, por toda a minha vida, honrar as sementes que recebi deste valoroso e inesquecível servo do Senhor, Moisés.
Obrigada, Senhor…


Fonte: Blog da Ana Paula Valadão