31 de agosto de 2007

Testes revelam como cosméticos, em muitos casos, danificam o cabelo

Se o uso de xampu limpa os fios, mas os danifica a ponto de se tornarem mais opacos, embaraçados e quebradiços ao pentear, a saída seria deixar de lavar os cabelos?

Enrolado em forma de concha, o penteado da atriz Kim Novak em Um corpo que cai é um ícone do poder de sedução do cabelo. No suspense de 1958 de Alfred Hitchcock, seu coque louro-platinado arrebatou o coração do detetive interpretado por James Stewart, em uma cena que não se restringe às telas de cinema. No mundo todo cabelos fartos e brilhantes atraem a atenção de homens e mulheres e são considerados símbolo de juventude, saúde e poder – inclusive por pesquisadores brasileiros que começam a descobrir como os cosméticos agem sobre os fios.


Assim como o personagem Sansão perdeu sua força descomunal quando Dalila cortou-lhe os cabelos, a queda progressiva dos fios reduz a auto-estima, faz as pessoas se sentirem menos atraentes e as torna socialmente retraídas – problema que, segundo estudos europeus, afeta mais intensamente as mulheres e os homens mais jovens. Além da importância para o bem-estar psicológico, comenta a dermatologista Fabiane Mulinari Brenner, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o cabelo está impregnado de significados socioculturais. O estilo definido por um corte ou penteado indica a que grupo social uma pessoa pertence e, por vezes, a posição que ocupa, motivo por que em geral se impõe a raspagem dos cabelos a recrutas militares, criminosos e prisioneiros de guerra como forma de eliminar a individualidade e subjugá-los à autoridade, lembra o psicólogo norte-americano Thomas Cash em análise sobre o assunto publicada anos atrás.


Ante tantos valores atribuídos à cabeleira, parece natural que quem exibe cabelos atraentes queira preservá-los – e quem não tem queira transformá-los em madeixas à la Gisele Bündchen ou Rodrigo Santoro – com a ajuda de xampus, condicionadores e outros tratamentos de beleza. A indústria de cosméticos, claro, há tempos identificou esse filão e investe pesado no lançamento de produtos que prometem restaurar os fios ou deixá-los mais volumosos e brilhantes, como se nota nas revistas femininas ou nos comerciais de televisão. Os dados mais recentes da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que reúne as maiores empresas dessa área, reafirmam o sucesso comercial do setor: a produção de cosméticos para cabelos cresceu cerca de 50% de 2003 a 2006, alcançando 458 milhões de toneladas, e as vendas mais que dobraram, atingindo US$ 2,2 bilhões no ano passado. Mas será que todos esses produtos de fato funcionam?


A resposta que começa a emergir de estudos conduzidos por instituições de pesquisa sem conexão com a indústria nem sempre agrada os fabricantes de cosméticos. Em alguns casos, corrobora impressões que as mulheres adquiriram ao longo de anos em salões de beleza; em outros, destrói mitos sedutores construídos por campanhas publicitárias. Testes feitos pela equipe da química Inés Joekes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostram que xampus e condicionadores funcionam para limpar os cabelos e deixá-los mais fáceis de pentear, mas não promovem a recuperação dos fios danificados a que se propõem diversos produtos. Nem poderiam.


“O fio de cabelo é um tecido morto, incapaz de se regenerar depois de formado”, lembra Fabiane, especialista em doenças do couro cabeludo. Por essa razão, a melhor forma de manter uma cabeleira vistosa e bem-nutrida é por meio de uma dieta equilibrada e rica em proteínas e ácidos graxos, afirma a dermatologista paranaense. Há quatro décadas pesquisas demonstraram que a carência de nutrientes como o ferro favorecia a queda de cabelos, mesmo em mulheres que não sofriam de anemia, além de deixar a pele e os próprios cabelos ressecados, com a textura de palha. Mais recentemente estudos associaram a carência do aminoácido lisina – um dos componentes das proteínas, encontrado em carnes vermelhas, peixes e ovos – à perda desses preciosos fios. Dona de longas mechas castanhas, Fabiane adverte, porém, que é preciso cuidado com os excessos: “Vitamina A além do recomendado aumenta a queda de cabelo e não deve ser consumida sem orientação de um médico ou nutricionista”.

O simples uso diário de xampu faz mais do que eliminar as partículas de sujeira, de poluição e o sebo do couro cabeludo que se acumula nos fios. Ele é tão eficiente que remove até mesmo pequenas partes do próprio fio, contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas, como comprovaram Inés e a química Carla Scanavez.


Em experimentos no laboratório de físico-química aplicada da Unicamp, Carla decidiu verificar o que cuidados simples diários, como a lavagem com xampu, a escovação e o uso de secador, faziam com o cabelo. Em uma primeira bateria de testes, ela colocou mechas de cabelos castanhos que nunca haviam passado por tratamento químico de molho por 8, 16, 24 e 32 horas em um recipiente com água a 40 graus Celsius e uma pequena dose do principal componente ativo dos xampus, o detergente lauril sulfato de sódio. Analisando os fios ao microscópio eletrônico, Carla constatou que a partir de 16 horas de lavagem – ou dois meses de banhos diários de 15 minutos – surgiram buracos e trincas na cutícula, a parte mais externa dos fios, composta por 6 a 18 camadas de placas sobrepostas como escamas.

Os danos aos fios aumentaram quando, numa segunda etapa, Carla tentou reproduzir uma situação mais próxima à que as mulheres enfrentam no cotidiano. Em vez de deixar as amostras de cabelo de molho, ela passou a esfregá-las suavemente com xampu por dois minutos, antes de enxaguá-las com água quente. Em seguida escovou as mechas molhadas, secou-as com um secador de cabelos e tornou a penteá-las. Desta vez os prejuízos apareceram mais cedo. “A partir de 20 repetições começa a haver danos nas cutículas”, conta Carla.


Executado 120 vezes, o equivalente a quatro meses de lavagens, escovações e secagens diárias, esse tratamento praticamente eliminou as cutículas. Afetou também o córtex, região interna do fio que concentra 80% da queratina do cabelo, proteína que lhe confere uma resistência à tração maior que a do aço – só se rompe facilmente um fio de cabelo por causa de seu reduzido diâmetro, que varia de 50 a 100 micrômetros (milésimos de milímetro). Um mês de banhos com essa mesma duração deixou o cabelo perceptivelmente mais claro.


Nos estudos sobre os efeitos da limpeza do cabelo, publicados na Colloids and Surfaces B, Carla e Inés apresentam a explicação completa de como o detergente do xampu afeta a integridade e a cor dos fios. A água penetra por espaços entre as cutículas, levanta-as e dissolve o material depositado entre elas – em geral, restos de células mortas –, originando pequenas cavidades. O detergente do xampu acelera a formação de buracos nas camadas internas das cutículas e extrai as gorduras naturais do fio.


Com o tempo, as cutículas começam a se desprender e deixam a superfície do cabelo irregular. Esses danos facilitam o ataque da água e do xampu ao córtex, originando cavidades no interior do fio pela remoção de proteínas e do cimento celular que mantém os feixes de queratina unidos. Além de mais ásperos ao toque, os fios tornam-se progressivamente mais claros. Dois processos contribuem para a mudança de tom do cabelo: o surgimento das cavidades e a destruição da melanina, proteína responsável pela cor dos fios – é a quantidade total de melanina que determina se um cabelo é louro, ruivo, castanho ou negro.


No caso dos cuidados diários, os buracos na cutícula e no córtex do fio são os responsáveis pela mudança de cor do cabelo, por alterar suas propriedades ópticas. É que quanto mais cavidades há no fio, mais luz é refletida para o ambiente e menos é absorvida pelos grãos de melanina. Nos estágios avançados ocorre a destruição dos grânulos de melanina, deixando o cabelo amarelado.


Quem sente mais esses efeitos são as pessoas com cabelos longos: seus fios apresentam desgaste maior principalmente nas pontas, que pode ser agravado pela forma como se lava a cabeça. Rita Wagner, outra química da equipe de Inés, formada quase só por mulheres, submeteu cabelos castanhos e louros a dois tipos de lavagem: imersão em água com xampu (sem atrito) ou a fricção dos fios. As duas formas de limpeza foram repetidas a temperaturas diferentes, que simulavam banhos quentes e frios. Em um teste inicial, Rita observou que só a água já era suficiente para retirar proteínas do cabelo, perda que dobrava quando se adicionava xampu.


O mais nocivo, porém, foi ensaboar os fios, descreve a pesquisadora em outro artigo da Colloids and Surfaces B. “A fricção é responsável por 90% dos danos à cutícula”, afirma Rita, efeito que aumenta progressivamente com a elevação da temperatura da água. De acordo com Inés, o primeiro sinal de desgaste das cutículas detectável a olho nu são as pontas duplas, que surgiriam depois de um ano de lavagens massageando o cabelo.


Se o uso de xampu limpa os fios, mas os danifica a ponto de se tornarem mais opacos, embaraçados e quebradiços ao pentear, a saída seria deixar de lavar os cabelos? Felizmente, nada tão radical. O ideal é lavar a cabeça o menor número possível de vezes ao longo da semana. “A decisão de quando se deve lavar o cabelo depende da percepção pessoal de que o cabelo está sujo e precisa ser lavado”, afirma Inés. E não há regras, uma vez que as características dos fios e do couro cabeludo variam de uma pessoa para outra, assim como é diferente o nível e o tipo de poluição a que se está exposto diariamente. “Embora quase não haja diferença de eficácia entre os produtos no mercado, o xampu adotado deve ser o que melhor se adapta ao seu cabelo e ao couro cabeludo”, recomenda Inés, que diz não tomar cuidados especiais com seus longos cabelos louros.

Para quem gosta de ensaboar a cabeça com freqüência, ela sugere o uso de xampus infantis, que contêm detergentes menos agressivos aos cabelos. Outras dicas são: friccionar o menos possível os fios, tomar banho morno, secar pouco com toalha e pentear o mínimo necessário, de preferência, com pentes de dentes largos, além de, claro, não exagerar no xampu. “Também é possível usar produtos que minimizem os danos da lavagem”, lembra Carla, que após anos de pesquisa na Unicamp foi recentemente contratada por uma empresa do setor.


Alguns xampus trazem em sua formulação pequenas quantidades de silicone – um dos mais conhecidos é a dimeticona –, polímero que recobre os fios lubrificando-os e deixando-os mais brilhantes. “O silicone do xampu forma um filme sobre os fios e reduz a perda de proteínas por fricção”, afirma Rita. Ela descobriu recentemente que um terceiro componente do cabelo, a medula, altera a cor e a resistência dos fios.


O silicone, no entanto, não é completamente inócuo: ele adere ao fio e não sai facilmente no enxágüe. Desse modo, facilita o acúmulo de sujeira e exige o uso de mais detergente na próxima lavagem. “Muitas pessoas que acreditam ter cabelo oleoso, na verdade, não têm”, diz Inés. “Essa oleosidade se deve ao uso de xampu inadequado, contendo silicone.”


O cosmético que mais ameniza a ação nociva dos xampus são os condicionadores. Formulados à base de gorduras e de um detergente diferente dos usados nos xampus, os condicionadores preenchem as cavidades abertas na superfície e no córtex do cabelo e fecha as cutículas, aumentando a capacidade dos fios de refletirem a luz – razão por que parecem mais brilhantes. Inés comprovou também que o condicionador altera as propriedades mecânicas do cabelo. “Esse cosmético deixa os fios mais homogêneos no que diz respeito à capacidade de resistir ao estiramento”, explica. Como resultado, menos fios frágeis se rompem no pentear.


Mas nem os condicionadores restauram um dos tratamentos mais agressivos que Inés já viu desde que começou a investigar a eficiência de cosméticos de cabelo em 1983: o alisamento dos fios, feito por pessoas que têm cabelo crespo ou ondulado e desejam deixá-los impecavelmente lisos. Carla aplicou em mechas de cabelos crespos dois tipos de cremes alisadores encontrados no mercado – um à base de tioglicolato de amônia e outro com hidróxido de cálcio ou lítio. Em seguida, deixou agir por 20 minutos, tempo de uma sessão de alisamento, e 60 minutos (três sessões), antes de analisar os fios ao microscópio.


Ainda que usados em baixas concentrações, esses compostos deformam de maneira irreversível a estrutura microscópica do cabelo. Diferentemente do cabelo liso, de formato cilíndrico, o cabelo crespo é achatado e com torções naturais, como uma escada em caracol. Tanto o tioglicolato como o hidróxido – também usados por quem tem cabelo liso e quer deixá-lo encaracolado com um tipo de penteado chamado permanente – destroem as ligações das fibras de queratina, desfazendo as voltas microscópicas do fio. O cabelo fica liso e mais frágil, como um fio de alumínio retorcido que é esticado. “Surgem trincas e sulcos que reduzem a menos da metade a resistência dos fios ao alongamento”, explica Inés.


Algo semelhante acontece no alisamento térmico em que, em vez de cremes, prende-se o cabelo entre duas chapas aquecidas de um pequeno aparelho – a famosa chapinha, versão moderna de passar o cabelo a ferro. “O cabelo fica mais opaco e áspero ao toque”, diz Carla. “Para melhorar sua aparência, é preciso usar muito condicionador, cremes para pentear e compostos oleosos, que funcionam como um lustra-móveis em uma mesa riscada: preenchem-se os buracos, mas não se eliminam os danos.”


Se não dá para restaurar os defeitos que os cuidados diários e os tratamentos cosméticos produzem nos fios, também não é possível prevenir de forma adequada, ao menos por ora, as alterações causadas pela exposição ao sol. A engenheira química Ana Carolina Nogueira expôs ao sol durante 91 horas, o equivalente a um mês de férias na praia, amostras de cabelo branco, louro, ruivo e castanho – e repetiu o teste com luz artificial. Ela constatou que os diferentes tipos de radiação ultravioleta – ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB) – danificam de forma distinta os fios de cabelo. De modo ainda não compreendido, a radiação UVA degrada a melanina, pigmento que determina a coloração do cabelo, deixando-o mais claro. E quanto mais claro o cabelo, mais claro ele fica, descreveu Ana Carolina no Journal of Photochemistry and Photobiology B.


Já a radiação UVB destrói as moléculas de queratina e deixa os fios mais frágeis. Segundo Ana Carolina, os atuais filtros solares não protegem completamente o cabelo. “Eles formam um filme em torno dos fios. Como este filme contém proteínas, reduz os efeitos dos raios UVB, mas ainda se encontram em desenvolvimento produtos que reduzam a ação de raios UVA”, diz a pesquisadora, que hoje trabalha em uma fornecedora de matéria-prima para a indústria de cosméticos e, com Lelia Dicelio, da Universidade de Buenos Aires, identificou um efeito inesperado dos raios UV sobre os cabelos brancos: em vez de amarelá-los, como se pensava, o sol os torna mais brancos. O que os deixa amarelos é o calor (radiação infravermelha), explica em artigo a ser publicado. Para Inés, chegou-se a um estágio em que é preciso conhecer melhor como se comporta o cabelo do ponto de vista físico e químico para que a indústria possa fabricar cosméticos que façam alguma diferença.


Fonte: Ig

FONTE DA VIDA FM 103,7 - Esta rádio é uma Bênção!!!!!!!!




Quando vi este gatinho, nesta felicidade, não tive dúvidas!! Com certeza ele está sintonizado na FONTE DA VIDA, pensei.
Quer ser abençoado (a) ?


Então sintonize a Rádio Fonte da Vida Fm 103,7 . A Rádio Gospel do Brasil!!!


Diretamente de Goiânia para os quatro cantos do mundo, a Rádio Fonte da Vida tem alcançado vidas através de seus programas e quadros abençoados.
Através de canções que tocam nossos corações e palavras que nos ensinam sobre Jesus e seus ensinamentos, ela nos abençoa constantemente, fazendo até com que muitos dos ouvintes durmam com o seu radinho ligado na FONTE. Ou seja, 24h sendo abençoado!!! (risos...)


Tudo se conquista, nada se impõe! É uma frase que gosto de repetir e sempre que digo isso automaticamente lembro da FONTE, porque esta rádio sim, a cada dia tem conquistado o meu coração e o de todos que ganham seu tempo ouvindo-a. Isso mesmo!! Ganhamos tempo, e de bênção, por ouvir e receber palavras bênçoadas nas nossas vidas, nos nossos lares.


O carisma e amor em tudo me faz ouvinte numero 1 desta que veio para ficar!!


É só fazer o teste....Faça uma visita na Fonte e descubra o que é ser tratado como uma pessoa importante de verdade. (risos...)


Eu me sinto o máximo quando vou lá. Parece que eu sou uma celebridade. kkkkkk....


Todos na Fonte são muito educados, atenciosos, carinhosos com a gente, e isso é caracteristica marcante e exclusiva da rádio mais linda e abençoada deste mundo: Fonte da Vida FM.


Parabéns coordenadores e comunicadores da Fonte da Vida!!!
Sendo assim, eu só posso cantar:


Voce é 10!!!


Você é muito 10!!!


Você é 10, conseguiu me conquistar!!! (risos....)


Obrigada Fonte da Vida por ser essa benção nas nossas vidas, na minha vida e na de todos que escutam esta Rádio que é Um Benção!!!

30 de agosto de 2007

CARTA ENDEREÇADA AOS JOVENS DO BRASIL


Meu nome é Patrícia, tenho 17 anos, e encontro-me no momento quase sem forças, mas pedi para a enfermeira Dani, minha amiga, para escrever esta carta que será endereçada aos jovens de todo o Brasil, antes que seja tarde demais.


Eu era uma jovem "sarada", criada emuma excelente família de classe média alta de Florianópolis. Meu pai é Engenheiro Eletrônico de uma grande estatal, e procurou semprepara mim e para meus dois irmãos dar tudo de bom e o que tem de melhor, inclusive liberdade que eu nunca soube aproveitar.


Aos 13 anos participei e ganhei um concurso para modelo e manequim para a Agência Kasting e fui até o final do concurso queselecionou as novas Paquitas do programa da Xuxa. Fui também selecionada para fazer um Book na Agência Elite em São Paulo. Sempreme destaquei pela minha beleza física, chamava a atenção por onde passava. Estudava no melhor colégio de "Floripa", Coração de Jesus.Tinha todos os garotos do colégio aos meus pés.


Nos finais de semana freqüentava shopping, praias, cinemas, curtia com minhas amigas tudo o que a vida tinha de melhor a oferecer a pessoas saradas, física e mentalmente. Porém, como a vida nos prega algumas peças, o meudestino começou a mudar em outubro de 1994. Fui com uma turma de amigos para a OKTOBERFEST em Blumenau. Os meus pais confiavam em mim e me liberaram sem mais apego. Em "Blu", achei tudo legal, fizemos um esquenta no "Bude", famoso barzinho da Rua XV. À noite fomos à "PROEB" e no "Pavilhão Galegão"..Tinha um "show maneiro" da Banda Cavalinho Branco. Aquela movimentação de gente era "trimaneira". Eu já tinha experimentado algumas bebidas, tomava escondido da mamãe o Licor Amarula, mas nunca tinha ficado bêbada.


Na quinta feira, primeiro dia de OKTOBER, tomei o meu primeiro porre de CHOPP. Que sensação legal; curti a noite inteira "doidona", beijei uns 10carinhas, inclusive minhas amigas colocavam o CHOPP numa mamadeira misturado com guaraná para enganar os "meganha", porque menor não podia beber; mas a gente bebeu a noite inteira e os "Otário" não percebiam. Lá pelas 4 h da manhã, fui levada ao Posto Médico, quaseem coma alcoólica, numa maca dos Bombeiros. Deram-me umas injeções de glicose para melhorar. Quando fui ao apartamento quase "vomitei as tripas", mas o meu grito de liberdade estava dado. No dia seguinte aquela dor de cabeça horrível, um mal estar daqueles comtensão "pregmestru".


No sábado conhecemos uma galera de S. Paulo, que alugou um "apê" no mesmo prédio. Nem imaginava que naquele diaeu estava sendo apresentada ao meu futuro assassino. Bebi um pouco no sábado, a festa não estava legal, mas lá pelas 5:30hs da manhãfomos ao "apê" dos garotos para curtir o restante da noite.


Rolou de tudo e fui apresentada ao famoso baseado "Cigarro de Maconha", queme ofereceram. No começo resisti, mas chamaram a gente de "Catarina careta", mexeram com nossos brios e acabamos experimentando. Fiquei com uma sensação esquisita, de baixo astral, mas no dia seguinte antes de ir embora experimentei novamente.


O garoto mais velho da turma o "Marcos", fazia carreirinha e cheirava um pó branco que descobri ser cocaína. Ofereceram-me, mas não tive coragem aqueledia. Retornamos à "Floripa" mas percebi que alguma coisa tinha mudado, eu sentia a necessidade de buscar novas experiências. Não demorou muito para eu novamente deparar- me com meu assassino "DRUES".


Aos poucos meus melhores amigos foram se afastando quando comecei a me envolver com uma galera da pesada, e sem perceber eu já era uma dependente química; a partir do momento que a droga começou a fazer parte do meu cotidiano.


Fiz viagens alucinantes, fumei maconha misturada com esterco de cavalo, experimentei cocaína misturada com um monte de porcaria. Eu e a galera descobrimos que misturando cocaína com sangue ela ficava mais forte o efeito, e aos poucos não compartilhávamos a seringa e sim o sangue que cada um cedia para diluir o pó. No início a minha mesada cobria os meuscustos com as malditas, porque a galera repartia e o preço era acessível. Comecei a comprar a "branca" a R$ 7,00 o grama, mas nãodemorou muito para conseguir sòmente a R$ 15, 00, a boa que eu precisava no mínimo 5 doses diárias. Saía na sexta-feira e retornavaaos domingos com meus "novos amigos". Às vezes a gente conseguia o "extasy", dançávamos nos "Points" a noite inteira e depois farra.


O meu comportamento tinha mudado em casa, meus pais perceberam, mas no inicio eu disfarçava e dizia que eles não tinham nada a ver com aminha vida.


Comecei a roubar em casa pequenas coisas para vender ou trocar por drogas. Aos poucos o dinheiro foi faltando e paraconseguir grana fazia programas com uns velhos que pagavam bem. Sentia nojo de vender o meu corpo, mas era necessário para conseguir dinheiro. Aos poucos toda a minha família foi se desestruturando.


Fui internada diversas vezes em Clinicas de Recuperação. Meus pais sempre com muito amor gastavam fortunas para tentar reverter o quadro. Quando eu saía da Clinica agüentava alguns dias, mas logoestava me picando novamente. Abandonei tudo: escola, bons amigos e família.


Em dezembro de 1997 a minha sentença de morte foidecretada; descobri que havia contraído o vírus da AIDS, não sei se me picando, ou através de relações sexuais muitas vezes semcamisinha. Devo ter passado o vírus a um montão de gente, porque os homens pagavam mais para transar sem camisinha.


Aos poucos os meus valores que só agora reconheço foram acabando, família, amigos, pais, religião, Deus, até Deus, tudo me parecia ridículo.


Papai e mamãe fizeram tudo, por isso nunca vou deixar de amá-los. Eles me deram o bem mais precioso que é a vida e eu o joguei peloralo.


Estou internada, com 24kg, horrível, não quero receber visitas porque não podem me ver assim, não sei até quando sobrevivo, mas nofundo do coração peço aos jovens não entrem nessa viagem maluca...


Você com certeza vai se arrepender assim como eu, mas percebo que é tarde demais.



*** Patrícia encontrava-se internada no Hospital Universitário de Florianópolis e descreve a enfermeira Danelise, que Patrícia veio afalecer 14 horas mais tarde, de parada cardíaca respiratória em conseqüência da AIDS. ***


29 de agosto de 2007

Problemas














No dia em que escrevo este texto, há no planeta Terra, aproximadamente, 6.543.245.168 pessoas de acordo com o World Population Clock , incluindo os nascimentos e subtraindo as mortes. Sabe quantas destas pessoas não têm problemas?

Nenhuma.

Muda o idioma, muda a idade, muda o sexo, muda o nível econômico, muda a natureza do problema e mudam todas as outras condições, mas há uma constante que jamais muda : problemas sempre existem. Grandes ou pequenos, simples ou complexos, dolorosos ou sem importância. Eles são diferentes para cada pessoa, mas estão lá. Estão sempre lá. Mesmo que uma pessoa não tenha consciência dos problemas (e algumas pessoas, realmente, não têm), os problemas continuam esparramados em nossas vidas.

Problema é, simplesmente, o nome que nós damos ao fato das circunstâncias ao nosso redor estarem diferentes do que desejamos . Um problema é sempre uma situação a ser mudada ou, pelo menos, uma situação que você deseja que seja diferente. Um problema também pode ser um comportamento , a ser corrigido.

Você precisa saber apenas duas coisas essenciais sobre os problemas: a primeira é que problemas são como espinhos em uma rosa .

Se você deseja a rosa, é bom ir se acostumando com os espinhos. Eles fazem parte da rosa .Se você ama alguém, essa pessoa sempre trará ‘espinhos’, geralmente de ordem comportamental.

Embora muitos espinhos comportamentais possam ser aparados, e corrigidos com o tempo, muitos deles nunca desaparecerão. Considere que você continuará com os espinhos por muito tempo, talvez para sempre, e entenda que eles fazem parte do conjunto.

Naturalmente, se você julga os espinhos inaceitáveis, procure outra ‘rosa’. Vícios, geralmente, estão na categoria de espinhos inaceitáveis, embora o próprio conceito de ‘aceitável’ e ‘inaceitável’ também seja diferente, de pessoa para pessoa.

Ainda assim, há espinhos que causam mais dor do que você pode suportar. Nestes casos, não vale a pena manter a rosa.

Isso vale para pessoas e empresas. Não é raro uma multinacional abandonar uma região quando o crime, a guerra ou a insegurança jurídica tomam conta. São espinhos inaceitáveis para uma empresa.

Sabendo disso, compreenda que você é totalmente responsável pelos problemas se aceitar a rosa . Em outras palavras, não adianta dizer que não tem culpa pelos problemas, se você já conhecia os espinhos antes de obter a rosa.

A segunda coisa que você deve entender, sobre os problemas, é que em uma empresa, ou em casa, problemas são como formigas . Estão em toda parte. Sempre começam pequenos, mas ao contrário das formigas, alguns deles tendem a crescer sem parar .

Deixam de ser formigas para se transformarem em cachorros… depois continuam a crescer e viram ursos… e um dia você estará seguindo cegamente as ordens dadas pelos problemas que começaram há muitos anos… muito pequenos.

Se você é como a grande maioria da população mundial, você tem milhares de problemas minúsculos, centenas de problemas chatos, embora pequenos, dezenas de problemas grandes que atrapalham muito e, talvez, pelo menos meia dúzia de problemas inaceitáveis, que cresceram com o tempo e agora estão paralisando partes da sua vida.

Só há uma coisa a fazer: resolver os problemas, um-a-um. Não adianta ‘torcer’ para que o problema desapareça. Você deve jogar um foco de luz sobre a área problemática, pegar o touro à unha, resolver aquele problema e sentir-se mais leve e feliz, para atacar o próximo problema da lista. Se o problema grande for de saúde, as variáveis são muito mais amplas e nem sempre dependem apenas de você.

Mas os celtas estavam corretos ao afirmarem que ‘ o melhor jeito de escapar de um problema é resolvendo-o ‘. Depois de algum tempo, você vai se acostumar e gostar de resolver os problemas.

As formigas até estarão lá. Mas os cachorros e ursos tenderão a ficar bem longe. E, quando aparecerem, você estará preparado.

Jerry Alves
Fonte: Flogão do Jerry Alves








27 de agosto de 2007

AMOR é dar-se...


Fosse qual fosse o alvo planejado, os morteiros caíram num orfanato dirigido por um grupo missionário num pequeno vilarejo vietnamita. Os missionários e uma ou duas crianças morreram imediatamente, e outras ficaram feridas, inclusive uma garotinha de oito anos.


As pessoas do vilarejo pediram auxílio médico a uma cidade vizinha que tinha contato através do rádio com o exército americano. Finalmente um médico e uma enfermeira da marinha americana chegaram num jipe apenas com as suas maletinhas de médico. Constataram que a garotinha era quem estava em piores condições. Se algo não fosse feito rapidamente ela poderia morrer por choque e perda de sangue.


Era imperativo uma transfusão de sangue, e era preciso um doador que tivesse um tipo sanguíneo compatível. Um exame rápido constatou que nenhum dos dois americanos tinha o tipo sanguíneo apropriado, mas várias crianças que não tinham ficado feridas tinham.


O médico arranhava um pouquinho de vietnamita com inglês e a enfermeira falava um pouco de francês que aprendera na escola secundária. Com essa combinação e por meio de gestos, eles tentaram explicar à jovem e ao assustado grupo de crianças, que a não ser que conseguissem repôr o sangue que a garotinha havia perdido ela certamente morreria. Então perguntaram se alguém estava disposto a doar sangue para ajudá-la.


O seu pedido foi recebido com silêncio e olhos arregalados. Depois de uma longa pausa uma mãozinha trêmula levantou-se lentamente, baixou, e depois subiu novamente.


"Ah, obrigado," disse a enfermeira em francês. "Qual é o seu nome?"


"Heng," foi a resposta.


Heng foi posto rapidamente num estrado, o seu braço limpo com álcool e uma agulha inserida na sua veia. Durante todo esse processo Heng ficou completamente quieto e calado.


Passado um momento ele estremeceu com um soluço, cobrindo rapidamente o rosto com a mão que tinha livre.


"Está doendo Heng?" perguntou o médico. Heng disse que não, abanando a cabeça, mas depois de alguns momentos deixou escapar outro soluço, e mais uma vez tentou encobrir que estava chorando. Mais uma vez o médico lhe perguntou se estava doendo, e mais uma vez Heng abanou a cabeça negativamente.


Mas agora os soluços ocasionais davam lugar a um choro contínuo e silencioso, os seus olhos estavam cerrados e a sua mão fechada na boca para abafar os seus soluços.


A equipe médica estava preocupada. Algo estava obviamente muito errado. Nessa altura chegou uma enfermeira vietnamita para ajudar. Vendo o sofrimento do garoto, ela falou com ele rapidamente em vietnamita, ouviu o que ele tinha a dizer e lhe respondeu com uma voz reconfortante.


Pouco depois, o paciente parou de chorar e olhou para a enfermeira vietnamita com ar de dúvida. Quando ela acenou com a cabeça, um sinal de grande alívio se apoderou de seu semblante.


Olhando para cima a enfermeira disse calmamente aos americanos que ele pensava que estava morrendo. Ele tinha entendido mal e pensou que tinham lhe pedido para dar todo o seu sangue para que a garotinha pudesse viver.


"Mas por que ele estaria disposto a fazer isso?" perguntou a enfermeira americana.


A enfermeira vietnamita perguntou ao garoto, que respondeu simplesmente: "Ela é minha amiga."


"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a vida pelos seus amigos" (João 15:13).


ALGUÉM PRECISA DE VOCÊ


Alguém precisa que você sorria

Que abrace e escute com atenção

Alguém precisa de encorajamento

E de palavras gentis ao coração.


Alguém precisa da sua ajuda

De uma carta -- ou, melhor ainda,

Alguém precisa da sua alegria

Para tornar a vida mais linda.


Alguém precisa do seu carinho

Quando está triste ou abatido.

Escute alguém está procurando

Um amigo, não só um conhecido.

Jacqueline Schiff

21 de agosto de 2007

“Cicatrizes”


Na pressa de mergulhar na água fresca, foi correndo e deixando para trás os sapatos, as meias e a camisa.

‘Voou’ para a água, não percebendo que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água.

Sua mãe, em casa, olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro. Com medo absoluto, correu para o lago, gritando para seu filho o mais alto quanto conseguia.

Ouvindo sua voz, o pequeno se alarmou, deu um giro e começou a nadar de volta ao encontro de sua mãe. Mas era tarde. Assim que a alcançou, o jacaré também o alcançou. A mãe agarrou seu menino pelos braços enquanto o jacaré agarrou seus pés. Começou um cabo-de-guerra incrível entre os dois. O jacaré era muito mais forte do que a mãe, mas a mãe era por demais apaixonada para deixá-lo ir.

Um fazendeiro que passava por perto, ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou no jacaré. De forma impressionante, após semanas e semanas no hospital, o pequeno menino sobreviveu. Seus pés extremamente machucados pelo ataque do animal, e, em seus braços, os riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço sobre o filho que ela amava.

Um repórter do jornal que entrevistou o menino após o trauma, perguntou-lhe se podia mostrar suas cicatrizes. O menino levantou seus pés. E então, com óbvio orgulho, disse ao repórter: “Mas olhe em meus braços. Eu tenho grandes cicatrizes em meus braços também. Eu as tenho porque minha mãe não deixou eu ir”.


Reflexão

Podemos nos identificar com aquele menino. Trazemos muitas cicatrizes. Cicatrizes de “jacarés da vida”, que muitas vezes procuram nos devorar. Podemos trazer em nossas recordações cicatrizes de abandono, traição, injustiças e muitas outras. Podemos passar a vida olhando para elas e relembrar o quão doloroso foi sofrer aquele “ataque”. Talvez, continuamente, mostramos aos outros as “marcas” de um passado difícil.

Mas algumas marcas que trazemos, é resultado de Deus não ter permitido você ter sido arrebatado das suas mãos. Estas cicatrizes ocorreram quando o Senhor não permitiu que fosse partisse. Ele estava lhe segurando.

Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? (Rm. 8.35.)

Talvez você esteja passando por momentos difíceis. Se o mundo procura devorar você, não se esqueça que Deus está segurando, com firmeza, a tua mão. Ele não quer perder você. Ainda que seja preciso deixar cicatrizes.

Não foram raras as vezes que passei por lutas e dificuldades. Em todas elas, parecia ter sido abandonado por Deus, mas não. Deus estava bem presente nos tempos de angústia e nos vales da sombra da morte. Olhando para trás, vejo que a mão poderosa e ao mesmo tempo amorosa do Pai Celestial me sustentou e me preservou. Olho para as cicatrizes causadas pela situação e o que constato que Ele estava promovendo crescimento e maturidade em minha vida. Olho para trás, vejo as marcas, não com dor ou revolta, mas com grande gozo por que sei que elas foram causadas pelas mãos do meu Senhor que me sustentou e me amparou.

Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor. (Rm. 8.38-39.)

Ele não vai te abandonar. Creia nisto.

O preço pago pela sua vida foi muito alto.

A sua vida custou a vida do único Filho de Deus.


VOCÊ É ESPECIAL PARA DEUS...


Neste dia... pense nisto!

Deus o abençoe...Pastor Marcelo e pastora Márcia

Visite: Comunidade Restauração - www.cr.org.br

17 de agosto de 2007

ALEGRAI-VOS


Você já prestou atenção no que a Bíblia diz sobre ALEGRIA?? “. . .A alegria do Senhor é a vossa força”. (Nem.8:10)
“Aclamem o Senhor todos os moradores da terra! Prestem culto ao Senhor com alegria, entrem na sua Presença com cânticos de alegria.” (Sl. 100: 01 e 02)NVI
É comprovado cientificamente que o bom humor e a alegria fazem bem a saúde. Alguém já disse que uma boa e sincera gargalhada pode ter a mesma importância de uma sessão de ginástica. Isso porque uma risada sincera passa pelas nossas emoções, e libera substâncias no nosso organismo que reduzem a tensão relaxam os músculos e aumentam a imunidade. Rir, de fato, oxigena o sangue e faz pensar melhor.
A Palavra de Deus nos diz:“O coração ALEGRE é remédio eficiente, mas o espírito triste [abatido] Faz secar ate os ossos.” ( Pr. 17:22)
Sem sombra de dúvidas ter um bom humor e um coração alegre, faz bem ao bem humorado e a quem vive perto dele. É terrível viver perto de uma pessoa que esta sempre a murmurar, a praguejar e a amaldiçoar a própria vida e a dos outros. O pior é que isso torna-se habito, um péssimo habito. O reclamador nunca vê as coisas de maneira positiva ou pelo menos mais amenas. Sua vida é pesada, seu dia, por mais claro que o sol esteja, será sempre sombrio. Ele não consegue desfrutar as coisas porque em tudo vê falhas e defeitos.
Ter bom humor, não quer dizer levar a vida de maneira leviana rindo à-toa ou contando anedotas a toda hora isso pode ser um “disfarce” usado por pessoas que tem problemas de auto-estima. Ter bom humor é conseguir ver nas situações ruins o seu lado engraçado, ou até mesmo tirar proveito, lições positivas nos pequenos contratempos do dia-a-dia.

Temos muitos motivos durante o nosso dia para perder a alegria e ficar de mau humor. Entretanto, podemos afirmar que quase todos os pequenos contratempos que enfrentamos têm seu lado divertido, o problema é fixar-se no aspecto que não é divertido a ponto de perder totalmente o que é divertido. Há pessoas que precisam adquirir o habito de simplesmente sorrir. Esforçar-se por sorrir, ainda que por vezes isso seja difícil.
A vida que Deus planejou para nós nada tem haver com esse aspecto sombrio do negativismo. Ele disse: “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar danos, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. ( Jer. 29:11 – NVI -) “ O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir, Eu [ Jesus o Cristo] vim para que tenham vida e vida em abundância”. ( João 10:10)“Alegrai-vos Sempre no Senhor, outra vez digo: ALEGRAI-VOS!!!” ( Fil. 4:4)
Nesse ultimo verso o Espírito Santo esta nos dando uma ordem através do apostolo Paulo. Ele manda: Alegre-se no Senhor.Não é uma sugestão, mas uma ordem que eu e você devemos obedecer como todos os outros mandamentos da Palavra de Deus. É bom lembrar que Deus nunca ordena que se faça algo que não conseguimos. Toda ordem de Deus pode ser executada por nós.as ninguém consegue alegrar-se a contragosto, alguém poderia argumentar. Quando me sinto mal, meu trabalho é difícil e ocupa todo o meu tempo, estou com problemas de relacionamento na família, falta de dinheiro. . . em tais condições como posso alegrar-me?
Como já dissemos antes, durante um dia acontecem inúmeras coisas que podem roubar a nossa alegria. O segredo é que a Bíblia não esta falando para você alegrar-se em você mesmo, mas no Senhor. Ela diz: ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR!!! Essa é a grande diferença do bom humor de um cristão. Deus não mandou que nos alegremos nas circunstancias ao nosso redor, ou na nossa prosperidade ou qualquer outra coisa. Ele diz para nos alegrarmos NELE.
Existe uma alegria, uma paz interior, um equilíbrio emocional que nasce da comunhão com Deus em oração. “Fizeste dele uma grande benção para sempre e lhe deste A ALEGRIA DA TUA PRESENÇA”. (Sl.21:06) “Tu, Senhor, me farás ver os caminhos da vida, na Tua presença há plenitude de alegria, na Tua destra delicias perpetuamente.” ( Sl.16:11)
Esse tremendo princípio da Palavra de Deus tem sido esquecido por nós. A alegria que nasce da comunhão com Deus e que nos capacita a enfrentar de maneira positiva até mesmo os piores momentos da nossa vida.
Uma maneira de começar a mudar, é pedir em oração ao Espírito Santo que chame a sua atenção todas as vezes que você ficar muito negativo. É começar a orar e pedir ao Senhor que nos inunde com a alegria da sua presença. Efesios 5:18 diz: “ Não se embriaguem com vinho. Mas deixem-se encher pelo Espírito Santo”.Realmente essa é a verdadeira alegria que chega a embriagar.Lembre-se: o segredo da verdadeira alegria, ou melhor, o “combustível” do bom humor do cristão é a presença de Jesus Cristo em seu coração. E essa presença só se obtém com um coração sincero em oração.

Ora se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos Quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que pedirem.” ( Lucas 11:13) ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR. OUTRA VEZ DIGO: ALEGRAI-VOS!
(Bispa Rúbia de Sousa)

15 de agosto de 2007

Castelo de areia: Só o amor verdadeiro é sólido


Num dia de verão, estava na praia, observando duas crianças brincando na areia.

Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia, com torres, passarelas e passagens internas.

Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.

Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado, mas tive uma surpresa. Em vez de chorar, correram para a praia, fugindo da água.

Rindo muito, de mãos dadas, começaram a construir outro castelo... Compreendi que havia recebido uma importante lição: gastamos muito tempo de nossas vidas construindo alguma coisa.
Mas, uma onda poderá vir e destruir o que levamos tanto tempo para construir. Se isso acontecer, somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar será capaz de sorrir!

Tudo é feito de areia, só o que permanece é o nosso relacionamento com as outras pessoas. Pense nisso!

14 de agosto de 2007

Dias especiais, com pessoas especiais...






















Vinícius e Mayra, são pessoas que têm lugar certo em meu coração.
Esses foram momentos inesquecíveis, com muita alegria no coração.
Amo essas pessoas de paixão e sei que foi Deus quem os colocou na minha vida, por isso nada mais posso fazer a não ser, dar o devido valor a quem merece.
Amo vc Vinny!!!
Amo vc Mayara!!!
Obrigada pela linda amizade!!!